Já no início de 2024, o Hospital Municipal de Contagem (HMC) se destaca na busca por modernização e aprimoramento na área da saúde. A instituição foi escolhida como uma das seis referências em todo o Brasil para a implementação de um sistema revolucionário de monitoramento nos Centros de Terapia Intensiva (CTI), marcando um passo significativo rumo à excelência no atendimento hospitalar.
A parceria de inovação, estabelecida em colaboração entre o SSA Contagem e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), promete transformar o cenário do cuidado intensivo no hospital, proporcionando maior eficiência, precisão e, consequentemente, uma melhoria significativa nos resultados clínicos. Com a implementação do sistema de monitoramento nos CTIs, espera-se que o HMC aprimore ainda mais sua capacidade de resposta, reduza os tempos de intervenção e proporcione um ambiente mais seguro e controlado para os pacientes em estado crítico.
De acordo com a assessora assistencial do HMC, Priscilla Fazzio, o projeto que faz parte de uma iniciativa nacional para modernizar a infraestrutura hospitalar, foi concebido para elevar os padrões de atendimento nos CTIs e garantir uma resposta mais ágil e personalizada às necessidades dos pacientes em estado crítico.
“Seis hospitais do Brasil foram escolhidos para participar deste projeto que se chama TeleUTI Conectada, e nós somos os únicos de Minas Gerais. Num CTI com dez leitos, são conectadas bombas de infusão, respiradores, monitores e em alguns lugares até a cama, criando uma central de monitorização que demonstra os dados vinte e quatro horas para os profissionaisl”, disse.
De acordo com a assessora, essa parceria entre o SSA Contagem e o Hospital Municipal representa um marco significativo na nossa jornada em direção à excelência no atendimento à saúde: “A implementação desse sistema de monitoramento nos CTIs é um passo importante para assegurar que nossos pacientes recebam os cuidados mais avançados e personalizados disponíveis".
Inovação com resultados
A implementação do novo projeto no Hospital Municipal de Contagem promete revolucionar a dinâmica do atendimento nos Centros de Terapia Intensiva (CTI), garantindo uma agilidade sem precedentes, tendo como meta principal a integração dos equipamentos essenciais de monitorização, como o Monitor Multiparamétrico (MM), Ventilador Mecânico (VM) e Bomba de Infusão Contínua (BIC), em um único monitor. A integração permitirá uma visão abrangente e instantânea das condições dos pacientes, possibilitando respostas mais rápidas e personalizadas por parte da equipe médica.
Outros objetivos do projeto são a teleinterconsulta e a teleorientação diária para discussão de casos clínicos com a equipe multiprofissional do hospital de origem e do HCFMUSP, capacitação da equipe assistencial e a avaliação contínua e o monitoramento do impacto.
De acordo com a gerente da linha crítica do CTI do HMC, Clarice Domingos, o projeto é de grande importância para a evolução constante e melhora do atendimento dos pacientes. “A introdução desse projeto é mais do que uma atualização tecnológica: é uma afirmação do nosso compromisso em proporcionar o mais alto padrão de atendimento aos pacientes em estado crítico. Com essa tecnologia avançada, teremos a capacidade de monitorar de forma mais precisa e em tempo real as condições dos pacientes, possibilitando intervenções mais rápidas e personalizadas”, afirmou.
“O comprometimento do hospital em investir em inovação na saúde é um exemplo a ser seguido por outras instituições, com colaboração entre setores público e privado para promover avanços significativos na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população brasileira”, ressaltou Clarice. “O ano de 2024 se inicia com promessas animadoras para a saúde em Contagem, inaugurando uma era de cuidados intensivos mais eficientes e humanizados no Hospital Municipal”, finalizou.